Menu

Menu Fofin

  • Home
  • Resenhas
  • Projeto 198 livros
  • Leituras do mês
  • Li em 2015
  • Contato

16 de fev de 2015

Resenha: Crônicas de Jerusalém de Guy Delisle

Editora: Zarabatana Books
Páginas: 335
Lançamento: 2012
Skoob/ Orelha do Livro
 Guy Delisle é um é um cartunista e animador franco-canadense conhecido por seus diários de viagem em formato de história em quadrinhos.  Seu trabalho para estúdio de animações asiáticos rendeu as HQs  Shenzhen: Uma Viagem a China e Pyongyang: Uma Viagem a Coreia do Norte. Ele também acompanhou sua mulher ao Myanmar em uma missão para os Médicos Sem Fronteiras, experiência essa que deu vida a Crônicas Birmanesas.

O recente trabalho do cartunista, Crônicas de Jerusalém trata de sua viagem durante um ano a Israel acompanhado de sua mulher Nadège (em missão a Faixa de Gaza pelo Médico Sem Fronteiras) e seus dois filhos. A HQ é uma mistura de diários de viagem, histórias autobiográficas e jornalismo.

Como diz o próprio título, Delisle apresenta o seu trabalho em pequenas crônicas retratando desde o funcionamento dos meios de transporte públicos até o modo como os palestinos são excluídos e confinados em um território que os pertencia. Ele também discute como as três maiores religiões do mundo ( Islamismo, Judaísmo e Cristianismo) se relacionam no mesmo território.


O  traço do cartunista é bem simples e leve e as cores utilizadas são principalmente em tons pastéis para as situações do dia-a-dia intercalando com tons mais fortes como laranja e vermelho para resaltar confrontos, tiros e bombas. E ele não se retém apenas a Terra Santa, mas visita e retrata outras regiões como Elat, Erez, Ramallah e Tel Aviv.

Como Israel/Palestina é uma região geopolítica importante e muito controversa é muito interessante ver as tradições, pontos turísticos e conflitos da região pelo olhar de um  turista ocidental. Delisle não faz criticas diretas, mas com seu olhar observador deixa críticas sutis ao longo da narrativa.


Foi uma experiência esclarecedora e muito interessante ler essa obra. Pude conhecer um pouco mais sobre uma das regiões mais controversas do mundo e sobre uma cultura que não temos muito acesso. Estou ansiosa para ler os outros trabalhos do autor e conhecer um pouco mais sobre diferentes regiões do mundo. Para os interessados,  Guy Delisle manteve um blog enquanto visitava Jerusalém e onde é possível conhecer mais sobre o seu trabalho e sua experiência na região, que vocês podem conferir aqui



Nenhum comentário:

Postar um comentário